Translate

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Outros Tempos





















Olá,
Com grande incentivo do meu amigo Leonardo, resolvi sair um pouco da caverna e compartilhar alguma imagens e reflexões a respeito da minha experiência na produção de espadas da tradição japonesa.

A tradição japonesa da produção de espadas e montagens ( guardas, cabos, bainhas, etc )envolveu no passado um esforço de uma série de artistas , cada qual com sua especialidade quando sintonizados e inspirados criavam grandes obra de arte.

O desenvolvimento ao longo de séculos desta arte passou por períodos puramente bélicos até apreciação enquanto peça de arte.

Espadas para cortar e espadas para olhar, o ideal seria conciliar o melhor dos dois mundos .....
existem espadas muito belas mais impróprias para treino ou corte ( algumas grandes demais, desequilibradas, desconfortáveis, etc)

Infelizmente alguns aspectos não são conciliáveis , tentem treinar com tsubas (guarda da espada) com muitos relevos .....alguns parecem até um ralador de queijo.

Vá cortar um bambu , madeira , papelão com uma espada de tamahagane e hamon( aço artesanal japonês ) e depois me conte se valeu a pena arruinar o polimento em poucos segundos (a media de preço para polir é de us$ 60,00 a cada polegada de lâmina ) a não ser que tenha dinheiro sobrando ....

Por este motivo eu produzo uma linha de peças para ser usada para praticantes de artes marciais que queiram uma espada que se mantenha afiada por muito tempo,(e seja fácil e económica de reafiar), seja equilibrada, confortável, e não cause lesões (articulares ou na pele) , de quem manuseia é claro .
Pode também ser oferecida sem fio ( e ser afiada depois ) ou seja uma iaito em aço.

O ministério da saúde adverte...

cuidado uma espada não é brinquedo, parece piada mas já tive depoimentos de clientes que já "mataram" colchão , nariz do cachorro que observava o dono; o próprio dedo,braço que segura a bainha, pedaço do couro cabeludo ,pulso do amigo , etc...


Uma outra linha de trabalho são as peças usando as técnicas tradicionais mais artísticas,
estas demandam um outro tempo.........................

sobre o qual mandarei alguns postais em breve,

remo















Nenhum comentário:

Postar um comentário